Informacoes para acessar e imprimir o laudo
Resultado de Exames

Fale Conosco

(24) 2247-6866

História do Laboratório

O Serviço de Hematologia Ernesto Baffi (SEHEB), hoje com razão social LABORATÓRIOS BAFFI E BRETZ LDTA foi inaugurado em 03 de outubro de 1973 devido à carência da especialidade em Petrópolis, com três setores definidos: Hematologia Clinica, Hemoterapia e Patologia Clinica. As solicitações freqüentes dos pareceres hematológicos, transfusões de substituições, tratamento de doenças hemorrágicas fizeram com que os médicos Domingos Carlos Baffi, José Marcos Cordeiro, Daniel Alonso Del Rio juntamente com a assistente social Denize da Silveira Baffi, fundassem um centro de atendimento exclusivo para pacientes portadores de hemopatias.
 
Entusiasmados com tal idéia, colegas como Paulo Baffi, Floriano Achão, Benigno Girão, Nelson de Sá Earp, Divany Coutinho dentre outros, deram o apoio necessário para que cada vez as hemopatias fossem diagnosticadas e tratadas em nosso próprio município.
 
O tratamento da hemofilia teve grande repercussão antes do aparecimento da AIDS, fazendo deste um serviço de referencia no tratamento das doenças hemorrágicas por todo o território nacional. A Associação dos Hemofílicos de Petrópolis fundada pelo Dr.Baffi diretor médico e por Ercyr Ruiz primeira presidente, mãe e irmã de hemofílicos trouxe melhores condições de vida para o paciente hemofílico e seus familiares como a integração entre a assistência social, fonoaudióloga, fisioterapia, odontologia especializada e orientação ortopédica pelo Fernando Pinna Cabral.
 
Exames não usuais foram introduzidos na rotina petropolitana, como TGT – Tempo de Geração de Tromboplastina, Teste de Han – Hemoglobuminuria Paroxistica Noturna, Fragilidade osmotica dentre outros facilitando em muito diagnostico e tratamento deste tipo de paciente.
 
A necessidade de avaliação da medula óssea, citoquímica e tantos outros exames de sangue fez com que o Departamento de Patologia Clínica se desenvolvesse de maneira acelerada, vindo a ser o carro chefe de todo Serviço, com a razão social de Laboratórios Baffi Ltda.
 
O departamento de Patologia Clínica teve grande evolução apresentando sempre tecnologia de ponta nos setores de hematologia, bioquímica, hormônios, parasitologia, microbiologia, etc. o que claramente justificou seu sucesso. Dando continuidade ao crescimento e expansão da marca Baffi no ano de 1991 foi adquirido o conceituado Laboratório Germano Bretz, localizado no coração de Petrópolis com atendimento em média de 300 pacientes dia o que trouxe grandes avanços técnicos pelo assessoramento do eminente Dr.Germano Braziliense Bretz, e em 2008 também foi adquirido o Laboratório de Patologia e Citologia para que se oferecesse um programa completo no diagnóstico laboratorial em biopsia de peças e fragmentos, além das citologias oncológicas e hormonais.
 
Atualmente a empresa é 100% familiar ocupando áreas significativas para a confirmação de um trabalho de grande sucesso. A responsabilidade e o comprometimento com a qualidade dos nossos exames estão ratificados com a Certificação de Eficiência emitida pela Sociedade Brasileira de Patologia Clinica/ML no seu programa PELM – Programa de Excelência em Laboratórios Médicos desde 1975. Além deste, possuimos também  Certificação ISO90001 pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e Acreditação PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos nos moldes do Colégio Americano de Patologia Clinica.
 
De maneira acelerada e contínua o Baffi Medicina Laboratorial mantém deste a sua fundação a atualização técnica para melhor servir a classe médica e a seus clientes.
    
 
Atenciosamente;
 
Domingos Carlos Baffi                                              
Diretor Geral - Laboratórios Baffi                              
 
Luciano Silveira Baffi
Diretor Técnico – Laboratórios Baffi