F.A.Q.

Veja abaixo as dúvidas frequentes

Para a própria segurança do cliente, no caso de perda do protocolo, o mesmo deverá enviar para o email: qualidade@baffi.com.br os seguintes dados: NOME COMPLETO DO CLIENTE, NUMERO DE IDENTIDADE E DATA DE NASCIMENTO. O Setor da qualidade após receber esses dados e checar a veracidade dos mesmos, enviará o laudo do cliente por email.
Depende. Existem exames que o jejum é imprescindível, como a análise de glicemia e triglicérides (Setor Bioquímica). Por isso antes de realizar um exame, faça corretamente o jejum estipulado pelo seu médico. Nossas unidades estão aptas a informar quantas horas de jejum são necessárias para a realização de cada exame.
Sim, pois a água não interfere no resultado dos exames.
Não. Diferentemente da água, a ingestão de café pode causar interferência nos resultados de determinados exames.
O endereço é Rua Monsenhor Bacelar 154 centro. Petrópolis- RJ A coleta na central é até as 17:00 horas.
Independentemente do medicamento que esteja sendo consumido, é importante informar a recepcionista responsável por seu cadastro todos os medicamentos em uso, pois em muitas situações esse dado deve ser levado em conta na avaliação do resultado.
É importante desprezar o primeiro jato, pois pode haver nessa amostra a presença de células e secreções presentes na uretra, sobretudo se houver alguma inflamação ou infecção.
O fumante deve se abster do cigarro no dia em que for realizar exames como: teste de agregação plaquetária e curva glicêmica
Em tese, não há problema. Mas é importante consultar o médico responsável ou o laboratório antes de coletar o material, pois em alguns casos pode haver interferência nos resultados.
O exame de urina, por exemplo, pode apresentar alteração se realizado durante o período menstrual. No entanto, se houver urgência na coleta do material, deve-se fazer higiene local na hora do exame, para que o sangue menstrual não se misture à urina.
As mulheres podem realizar exame durante o período menstrual. Mas é importante informar o médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados.
Sim. Testes realizados depois de qualquer atividade física podem apresentar alterações. O paciente deve se encontrar em situação de repouso antes de realizar exames como os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação, prolactina, etc.
Sim, mesmo que na véspera do exame o consumo de álcool tenha sido moderado. O ideal é não consumir bebidas alcoólicas por pelo menos 72 horas antes da realização dos exames.
O hematoma ocorre quando o sangue “estravasa” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea. Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta. Ou ainda, devido ao consumo de algum medicamento que pode alterar a coagulação do sangue e também por deficiência de algum fator de coagulação
Não. Somente resultados alarmantes são passados por telefone ao paciente pela própria equipe médica dos Laboratórios Baffi.
Para segurança do paciente, apenas o próprio ou um portador com o protocolo original. Na falta do protocolo original, o portador tem que levar a identidade e ou CPF do paciente.
Alguns exemplos:
Beta HCG: jejum não necessário.
Glicose: jejum de 8 horas
Grupo Sanguíneo: Jejum não necessário
Hemograma: Jejum não necessário
Hormônio em geral: jejum não necessário.
Lipidrograma- Colesterol, HDL, LDL: Jejum de 12 horas
Rast para detecção de Alergia: jejum de 4 horas
PSA livre e total: jejum não necessário
Testosterona Total: jejum não necessário
Testosterona livre: jejum não necessário
Western Blot: jejum não necessário
Esta é uma situação que ocorre com certa freqüência e, nesse caso, o jejum deve ser feito conforme a necessidade do exame que exige maior tempo de jejum.
Não, a grande maioria dos exames em análises clínicas pode ser realizada em qualquer unidade sem agendamento prévio. Todavia, alguns exames podem exigir marcação de horário como espermograma, Exame de DNA. Certifique-se junto as nossas unidades de atendimento.
Disponibilizamos os resultados de seus exames no menor prazo possível, porém deve-se levar em conta que cada exame tem procedimentos clínicos diferentes. Caso você tenha alguma necessidade especial, tal como antecipação de resultados, fale com a recepcionista na hora de seu atendimento.
Possuímos atendimento a deficiente na matriz: Rua Monsenhor Bacelar 154 Centro e no Edifício Arabela (Nova Unidade localizada no Térreo).
Cada Plano de saúde possui uma tabela de serviços. Existem exames mais complexos que precisam de uma senha para liberação do atendimento. Para a sua maior comodidade, entre em contato com seu plano de saúde.
Se for pelo plano de saúde é imprescindível, caso contrario não.
Apenas se estiver acompanhado do responsável. Para exame de BHCG é obrigatório a apresentação do documento de identidade do paciente.
Envie um email com seu currículo no anexo para qualidade@baffi.com.br

Faça o download do nosso aplicativo

Disponível para: